sábado, 6 de setembro de 2008

Parabéns Jana


Ela chegou de mansinho e conquistou a todos. Dia 8, aniversário de nossa querida norinha, quem tem feito nosso hijo feliz.
Parabéns: saúde, amor, sucesso, felicidades hoje e sempre pra esta jornalista/escritora competente!

A caminho de Cuzco

5ª feira, 4 de setembro. Saímos cedo para Cuzco. Como a sinalização é precária nesta região, quando chegamos em Juliaca fomos e voltamos num emaranhado de vans, pessoas, triciclos, bicicletas/taxi, além disso, muita sujeira: um horror!
Até Pucara a estrada é puro remendo. De lá, melhora sensivelmente. Em Ayaviri se pega à esquerda e quase neste entroncamento tem um posto EPS (calçado!) onde, finalmente, conseguimos engraxar as cruzetas do MH.

Daí em diante, região de belas paisagens, sem cercas nas propriedades, asfalto bom, muito gado, ovelha e plantações (não fosse o estilo das casas passaria pelos Alpes).


Na região de Sicuani e San Pablo existem bons paradores para pernoites e/ou almoços (muitos ônibus de excursão param ali).

Há uns 60 km antes de Cuzco pegamos a primeira chuva da viagem acompanhada de um vento muito forte mas que logo passou.

Temos três indicações para ficarmos. Tentaremos primeiro a indicada por De Paris. Como o mapa do Peru que está no GPS não é roteável, um táxi (que é baratíssimo aqui) nos guiou até o hotel. Assim chegamos facilmente ao Club Hotel, centro de Convenções Cusco na Av. Tomasa Tito, 903 Wanchaq, http://www.clubhotelcusco.com/, clubhotel@infonegocios.net.pe (S13º 31.695’ W071º 57.252’). Não sabemos se em dois anos inflacionou ou se é pelo tamanho do MH, mas nos cobraram U$15 a diária (há dois anos era 8).

Nas dependências do hotel conseguimos acessar a net (wireless) o que nos permite atualizar o blog e otras cositas más. Finalmente!

Estamos num pátio fechado e calçado, cercado por quatro cachorros: um deles traz pedra ou latinha e coloca na escada do MH igual ao que a Luna faz com sua bola de tênis (aí a saudade dela aumenta).

A TV mostra, constantemente, um Peru agitado: huelgas (greves), passeatas de professores, funcionários e alunos da universidade nacional (em Puno houve confronto que não presenciamos pq estávamos nas ilhas). Além disso, protestam contra o aumento do preço no transporte e o alto custo de vida. Na manifestação dos professores eles caminham em fila indiana, sisudos e calados, bem diferente do Brasil.

Finalmente em Cusco: para comemorar, uma Chandon (regalo do Horácio) acompanhada de um omelete no capricho!