quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Machupicchu (PE)

Esta viagem a Machupicchu quase foi meu (Graça) presente de 50 anos, quatro anos atrás. Quem me conhece sabe o quanto sonhei estar aqui, dizendo que desconfiava que, em outra encarnação, tinha sido uma chola ou uma quéchua (?) (embora o sorojchi talvez me obrigue a reconsiderar)!

Como um sonho sonhado junto sempre é bem melhor a adesão integral do Renato permitiu que tivéssemos umas das mais importantes experiências destes 26 anos juntos!

Dentro do pacote turístico que fizemos (ver postagem sobre Cusco), na 2ª feira, dia 8 de agosto as 05h30min, Juan e o motorista nos pegaram no hotel. Às 06h05min o trem saiu em direção a Machupicchu: todos os funcionários vestidos com sobretudo preto, tudo muito ‘alinhado’. Aliás, os peruanos em algumas coisas são bem europeus no sentido da formalidade no vestir em algumas situações, como por exemplo, nos uniformes, sejam escolares ou funcionais: são clássicos nestas horas! Hoje no Brasil é difícil uma escola usar uniformes com saia, gravatas bordadas, meias ¾ , blazer, etc. O mais comum é jeans e camiseta: aqui parece nossos uniformes quando éramos crianças, principalmente se estudássemos em colégios religiosos!
Na ida conversamos muito com uma família (pai cusquenho, mãe, filho e nora mineiros/MG) e com um moço, cusquenho, que trabalha na Perutrail em MP que, simpaticamente, durante todo o trajeto foi nos dando informações preciosas. Se ele ler este blog agradeceríamos que nos lembrasse seu nome (são tantos amigos novos que, se não anotarmos na hora, acabamos esquecendo o nome). Felizmente no embarque da volta nos reencontramos e pudemos nos despedir desta pessoa tão atenta e carinhosa...

O serviço de bordo é perfeito e o trem janelas perfeitas para se admirar toda a beleza do trajeto: pouca coisa no mundo (do que conhecemos, é claro), é tão bonita!

São 4hs de viagem: como nossos asientos na ida eram os 43/44 (na ida) e 47/48 (na volta) viajamos sempre de frente contemplando o rio Urubamba com suas curvas e pedras: MARAVILHA!

Machupicchu 2

A Ciudadela de Machupicchu pode ser vista de várias maneiras. Há indicações de: circuito integral, médio, rápido e alternativo.




machupicchu 3

A Ciudadela de Machupicchu pode ser vista de várias maneiras. Há indicações de: circuito integral, médio, rápido e alternativo.




Mais um sonho realizado: gracias a la vida que me ha dado tanto!



Esta é a foto da viagem, perfeita!

Machupicchu 4

Não fomos até a porta do sol (uma hora de subida íngreme) nem subimos a montanha (Waynapicchu).

Na metade da tarde voltamos para a cidade (lanchonete e restaurante nas ruínas têm preços abusivos), fizemos um lanche e fomos descansar no hotel Presidente num apartamento de frente para rio Urubamba: perfeito!


À noite o problema foi escolher onde jantar. Tomamos um pisco sour num, pizza em outro, terminando a noite num terceiro onde dançamos e cantamos com um casal de Jaraguá do Sul (Guido e Vânia) integrantes de uma excursão mística.
Onde jantamos o grupo KANTU deu um show: cada um tocava até três instrumentos concomitantemente. Conhecem o Brasil e acham os brasileiros solidários (bom né?).

A cidade é bem pequena e, porque vive do turismo, tem uma excelente infra-estrutura, adequada a todos os gostos e bolsos... Bons hotéis, hostals, restaurantes: servem da comida típica a internacional pizza (deliciosamente assadas em fornos a lenha visível a todos). As feiras, como em todo o Peru, abundam.

Machupicchu 5

No outro dia, cedinho, fomos para as águas termais (uns 800 metros do centro) subindo uma ruela cheia de hotéis, restaurantes, feiras e, nas proximidades, alugam toalha e traje de banho se for necessário.

Olhando de longe parece que a água está suja, mas, ao contrário, é transparente e corre o tempo todo.

Antigamente eram poços (quem leu e viu o filme Minhas Vidas da Shirlei MacLein deve lembrar), mas agora são várias piscinas cujos fundos são de areia e granito porque, medicinal.

No almoço Re experimentou o cuy, um de seus pratos mais típicos (gente nosso porquinho da índia!) que é servido com cara e tudo.

Pegamos o trem às 15h20min e a volta pareceu mais demorada embora façam desfile de moda e show típico. Fechando com chave de diamante, do trem, uma vista noturna de Cusco simplesmente divina... Valeu cada tostão e cada momento ali vivido!