quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Puerto Montt y Puerto Varas

Voltando a Puerto Montt outros vulcões enfeitam a paisagem...



Na estrada a visão dos vulcões Osorno e Cabulco encantava!


Voltando a Puerto Mont

Logo após a ponte sobre o rio Trapén entramos à direita em busca da vista dos vulcões Calbuco, Osorno, Puntiagudo, Yates e Monte Tronador até a baía de Chinquihue e de um camping onde ficamos e gostamos na viagem anterior.
O visual nesta estrada é perfeito.

Embora não lembrássemos com certeza do nome, ao passarmos por ele imediatamente o reconhecemos apesar de toda a mudança ocorrida na estrada e do trânsito intenso de um final de expediente de sexta-feira.

O Camping Paredes, à esquerda e em frente a uma Universidade (S41°29. 694’/ W072°59. 242’), continua igual (claro que as árvores estão bem maiores do que há 13 anos). De $10.000, baixaram para $8.000 a diária. Estacionamos e, à noite, finalmente comemos o peru do Renato, ou seja, sobre coxas de pavo com massa com farinha de rosca!

Noche muy fria!


Sábado chuvoso e nós que tínhamos lavado as roupas: varal dentro do MH foi a saída! De ônibus fomos para o melhor mercado do Chile em Angelmo/Puerto Montt. O ônibus onde Andréa e Fernando foram parecia saído da Guerra do Pacífico!

Mercado de Puerto Mont

Sábado chuvoso e nós que tínhamos lavado as roupas: varal dentro do MH foi a saída! De ônibus fomos para o melhor mercado do Chile em Angelmo/Puerto Montt. O ônibus onde Andréa e Fernando foram parecia saído da Guerra do Pacífico!
O Mercado está reformado, com dois pisos, mais limpo. Os pequenos restaurantes (em média quatro mesas) melhoraram muito. Em termos de pescados e mariscos não tem pra mais ninguém! Só compramos salmão ahumado e certificado porque passaremos pela aduana. Fernando e Andréa que ficarão mais tempo no Chile, fizeram a festa!




Pra quem gosta destas coisas e já teve a experiência dos caracoles ou já viajou em curvas e serras bem mais impactantes, a viagem ao Chile deve iniciar em Puerto Montt: compra-se um estoque para consumir durante a viagem (só não tem os deliciosos ostiones encontrados a partir de Chillan até Arica).

Puerto Varas

Fomos para Puerto Varas pela estrada antiga (sem sinalização adequada fizemos voltas desnecessárias) com sua linda paisagem, em busca de uma vista especial que guardamos na memória do vulcão Osorno: a que se tem a partir do mirante do camping Los Troncos. Pra nós que recordamos de Helta, Elenita, Célio, Diego, Márcia, Dudu (e filhas) e, principalmente, de Heda, Vitor, Neca, Tere, Karine, Rafaela e Felipe (companheiros na viagem anterior) numa noite especialmente divertida e fria (embora em pleno janeiro) rever o camping era um desejo!

Fora de temporada, desativado, entrada e espaço apertados, só fotografamos e seguimos para o camping Playa Hermosa (acesso na estrada ao lado ao Los Troncos) a beira do lago.


Vento, frio e chuva: só nos restou un casino, ou seja, jogo de canastra entre blog e finanças (Fernando/Graça X Renato/Andréa), com vitória dos blogueiros. O celular atualizou a hora brasileira (horário de verão) e nos levantamos uma hora antes (quando nos demos conta já era tarde...).










Puerto Varas, despedida do "casal na estrada"

Deixamos o “casal na estrada” (o MH deles ficou no camping) no centro de Puerto Varas e seguimos para a Argentina. Como nos despedimos “definitivamente” nesta viagem, cabe aqui um comentário sobre a convivência de 10 dias com Fernando e Andréa: da nossa parte a convicção de que encontramos dois amigos com muitos pontos em comum conosco, descobertos nos longos e gostosos papos que mantivemos e nas atitudes observadas. Daí o nosso desejo de compartilhar muitas vezes da companhia dos dois. As identidades nos permitem pensar que fizemos mais um casal de amigos da estrada e que se estenderá para além dela.