domingo, 9 de novembro de 2008

Uruguai

Sempre com a robusta a postos, de Villa Elisa fomos até Colón para abastecimentos: diesel para o MH e vinhos para nosotros (queríamos uns que não encontramos em outras partes da Argentina). Infelizmente, ali, não tinha o espumante nem dois tipos de vinhos que eu queria... Lição: comprar quando os encontre e não deixar para depois!
Atravessamos a linda ponte e, na aduana, uma longa fila (basicamente de uruguaios que fazem compras na Argentina que está mais barata). As aduanas dos dois países ficam juntas. Novamente tivemos sorte: um funcionário mandou sair desta fila e nos encaminhou para a de veículos grandes (que estava vazia): um carimbo de saída do país de los hermanos, mais um de entrada no Uruguai, uma vistoria bem basicona com um comentário de desapontamento do fiscal quando informamos que, desta vez, seu país só nos serviria de passagem: que bonitinho!




No Uruguai sempre nos sentimos se não em casa, na de um vizinho muito querido e íntimo. Seu povo é educado, amigável e despretensioso. Paisagem uruguaia típica: plana, verde, gado, ovelhas. Bonita como sempre...





Sem perecíveis a bordo, em Taquarembó, paramos num posto em busca de um sorvete e/ou uma fruta: providencial, pois o cano de esvaziamento do tanque da água limpa estava vazando. Um pequeníssimo furo, provavelmente adquirido no trecho onde colocaram piche e brita.
Enquanto Renato fazia os reparos necessários, observei quatro garotos espalhados pelo pátio do posto com pequenos laptops verdes (pareciam de brinquedo).


Nada disso: navegavam na internet wi-fi do posto (pq não têm em casa) fazendo tarefas escolares ainda sem muito domínio desta nova ferramenta de aprendizagem (nem sabiam do microfone e da webcam embutidas no equipamento nem do skype, por exemplo).




A felicidade da mãe esperando o filho concluir a tarefa.....




O governo do Uruguai distribuiu, neste ano, um laptop para cada aluno. Não tenho detalhes, mas foi mais uma cena emocionante pra nós!