quarta-feira, 1 de julho de 2009

Acerca do Campismo (socializando)

Retirando-se o “até”… que, mesmo sem querer, acaba desmerecendo… aplaudimos as iniciativas e falas que seguem:

“Amigos,
           Tenho acompanhado de perto a atuação do nosso amigo Tostes da ABRACAMPING em prol da aprovação da lei que  corrigirá um grande erro do Código de Trânsito Brasileiro, que excluiu muitos pretensos caravanistas a adquirirem seus trailers e motor-homes.
           A aprovação da nova lei permitirá, literalmente, o trânsito do sonho para a realidade dos atuais e futuros campistas a adquirirem seus veículos de recreação, sejam eles trailers ou motor-homes.
           Mais do que isso, vai tirar um grande entrave na produção desses veículos de pequeno e médio porte, movimentando assim, a economia dos atuais fabricantes deste seguimento e com isso permitindo uma maior competitividade entre eles, e consequentemente uma maior gama de novidades a serem oferecidas nos novos equipamentos.
           Entretanto, isso não basta para o campismo deslanchar no Brasil!
           Atualmente, mesmo com os atuais entraves, quando novos campistas buscam nas lojas e fábricas a realização do sonho de adquirir seu trailer ou motor-home, é grande o jogo de cintura dos vendedores, na hora de responder ao futuro comprador onde ele poderá ir com a certeza de encontrar um bom camping com instalações padrões de higiene, segurança, energia e equipamentos aptos a prática do campismo.
            É nesse momento que precisamos juntar nossas vozes e interesses, sejam eles: pessoais, econômicos ou até idealistas, no sentido de poder cobrar coletivamente, as mazelas encontradas em muitos campings particulares, das associações que estão corrompidas por desmandos e até do poder público, as ações necessárias para dar condições ao campismo brasileiro de emergir juntamente com o campismo dos melhores países do mundo, uma vez que, sem desmerecer ninguém, hoje até o Uruguai, Argentina e Chile, nossos vizinhos, possuem estrutura de campings infinitamente melhores que as nossas.
            Nosso amigo Tostes foi mencionado aqui pelo esforço que tem dedicado, não só em prol da aprovação da nova habilitação para a condução de veículos de recreação, como também pela atuação em outras áreas, como a luta pelo Camping de Brasília, a participação do campismo no próximo Salão do Turismo que se realizará agora em julho em São Paulo.
           Ele luta ainda pelos inclusão dos campings do Brasil, como estrutura complementar de hospedagem na Copa de 2014, uma vez que nenhuma cidade do Brasil (e do mundo), possui leitos suficientes para acomodar a demanda dos torcedores de um evento deste porte.
            Entretanto, assim como o Tostes, existem pessoas ícones que estão espalhadas pelo nosso país, que fazem do campismo uma filosofia e ideal de vida.
            São pessoas que não arrisco a mencionar os nomes, com receio de não lembrar de todos, pois são muitos e que tem também realizado conquistas inimagináveis, ao criarem Associações e Grupos de campismos, integrando-se a estas coletividades e trabalhando dedicadamente em prol da amizade, muitas vezes tendo como único pagamento a realização pessoal de terem contribuido para esta atividade, bem assim, ficando também muitas vezes sujeitas a críticas injustas de pessoas que nada fizeram e criticam apenas por criticar.
            Esses "heróis" anônimos, compartilham ainda informações com o Brasil e o mundo, buscando soluções para os problemas do campismo brasileiro.
             São pessoas que incansavelmente se dedicam na elaboração de encontros de campismo em prol da socialização deste, escrevem, trabalham, dedicam seu precioso tempo e com isso conseguem mudar muitas coisas.
              Se uma pessoa é capaz de realizar tanto, imagino como seria se estas pessoas unissem suas forças.
              É público e notório que os fabricantes de trailers e motor-homes contam inúmeras vantagens da qualidade dos seus produtos, em detrimento do produto de outros concorrentes.
              Esta prática chega a ser salutar, pois estimula a concorrência a lançar produtos melhores. Entretanto acredito que poderia haver uma convergência e união entre os fabricantes e lojistas deste seguimento, pelo menos em prol de melhorias no deficiente sistema de campings a nível nacional, e juntos cobrarem das autoridades de maneira organizada e representativa estas melhorias.
              Este e-mail tem por finalidade única lembrar a força que cada campista possui individualmente, independentemente do tipo de equipamento que possui, e comparar esta força após multiplicada com outros campistas, através de uma união ordenada em prol de se buscar melhorias para o campismo.
               Melhores campings, melhores estradas, melhores paradas, melhores legislações, melhores equipamentos e por conseguinte, um campismo melhor para nós e nossas gerações! 
                   Utopia? Sonho?
                Talvêz, mas é assim que começam as grandes realizações! 
               

Abraço fraternal!
Cláudio Vinicio
Coordenador do Grupo Gavioes do Planalto de Campismo
Brasília-DF”

“Noticiário  da ABRACAMPING
Ùltimas notícias – URGENTE    16/06/2009
Foi aprovado hoje à tarde na Câmara dos Deputados o PL 7127/2002 que altera o Código de Trânsito Brasileiro, habilitando os condutores de motorcasas (motorhomes) com o peso de até 6.000 kg a dirigir com a carteira “B”.  Os motoristas de veículos que tracionam trailers pesando até 6.000 kg, também poderão conduzi-los com a habilitação na categoria “B”.
O Projeto de lei será ainda apreciado no Senado, de onde é originário.
Para a aprovação desse projeto de lei na Câmara dos Deputados, contamos com o decidido apoio do Ministério do Turismo, do líder do PSB Deputado Rodrigo Rollemberg, das demais lideranças partidárias, da Presidência da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e Confederações Nacionais do Comércio e da Indústria.
A modificação no Código de Trânsito Brasileiro será um forte incentivo ao caravanismo, pois vai permitir a reativação da indústria de trailers no Brasil e o surgimento de empresas de locação de motorhomes, como já ocorre em toda a  Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália Nova Zelândia e África do Sul.
Para a Copa do Mundo, que se realizará em 2014 no Brasil, o turismo rodoviário especialmente utilizando trailers e motorhomes, será de relevante importância.
Luiz Edgar Tostes
abracamping@gmail.com br”