sábado, 31 de dezembro de 2011

Itapema expulsa RVs? (2)

Obs.: ah! se pudéssemos publicar odores pois, com esta chuva, os prédios lançam as águas negras (vulgo pinicão ou merdeiro) e somos obrigados a fechar todas as portas e janelas. Claro que contra isso não tem ou não se aplica lei alguma… E depois todos se banham nas águas quentes que num passado recente (os velhos motorromeiros lembram) eram limpas!

Até agora nenhuma manifestação da administração local e as chuvas que assolam Itapema são como lágrimas causadas por uma Lei que reflete desconhecimento e preconceito com uma categoria que tanto contribuiu na divulgação e crescimento deste município…

NÓS DE JOINVILLE deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Itapema expulsa RVs? (1)":
Isto é um contra senso total...!
Cidade balneária fazendo "luxinho" e achando que o problema são os veículos, e não os demagogos do poder que permitiram ao longo dos anos explorar de forma irracional o mercado imobiliário, ocupando toda a orla com centenas de edifícios onde milhares de pessoas moram empuleradas.
A incopetência é tanta que acham que fechar a cidade - pois cobrar taxa até para circular é quase proibir - vai resolver o problema que a ganância criou, e os "riquinhos" agora querem uma cidade particular, só deles e onde fazem o que querem.
Nem Côte D'Azur tem tanta restrição/fobia ao turismo, Itapema vai ter?
Vão limpar/despoluir o rio Perequê fedorento do esgoto de tanto prédio para depois querer fazer cara feia para Motor Home e demais turistas!
Que é isso...!?!
James Klaus
Família Chugaboom CineTeatro
Programa "NÓS DE JOINVILLE"WEB TV- Comunidade, meio ambiente, campismo, curiosidades, entretenimento, arte, cultura, interatividade, ecologia, sustentabilidade.
Ao vivo todas as quartas 16hs e domingos às 21hs
www.nosdejoinville.com.br e todos programas gravados:
www.ustream.tv/channel/nosdejoinville
http://familiachugaboom.blogspot.com/
www.Twitter.com/nosdejoinville

Que loucura... Até parece Cambouriú, onde havia um estacionamento na Av. Brasil (N* 2500), onde podia se estacionar, (com preços bem salgados) hoje não pode mais. Circular por lá também esta proibitivo... é uma pena, não demora muito o tal de governador Colombo vai cobrar pedágio dos MH  para se cruzar a BR 101 e BR 116 em Santa Catarina...

RAUL e ANNELIESE,

Prezados Senhores,
É desta maneira que Itapema recebe o turista vindo de Motor Home, quanta gentileza. Sem dúvida uma maneira muito simpática de bem receber os visitantes. Acredito que itapema deve ser a única praia disponível em SC. Não tem cabimento esta Lei feita e aprovada por pessoas que dizem estar fazendo o melhor por Itapema, tremenda falta de cordialidade e educação para com o turista vindo de Motor Home.
Senhores o verão está começando e acredito que da tempo de revogar esta deselegante medida.
Atenciosamente,
Eugênio C. Stramosk

Puxa, e agora, não podemos nem estacionar na frente do prédio, geralmente chegamos no sábado ou domingo, e levamos pra garagem só na segunda ou terça. Que lei mais besta.

Arlete e Cláudio (moradores de Itapema)

Senhor Ouvidor
Fiquei sabendo desta lamentavel atitude tomada pela PMI . Senhores, sera que a hospitaleira Itapema em atendimento a sabe-se la que interesses nao ve que esta  indo na contramão da historia. Vejam  os senhores a recente modificação do Brasileiro de Transito facilitando este meio de turismo amplamente utilizado  em todo o mundo. Senhores disciplinar e organizar é direito e obrigação da PMI, cercear o direito de ir e vir, parece-nos no minimo anticonstitucional. Abel Luz

Prof. Helder Carvalho deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Itapema expulsa RVs? (1)":
A taxa bem que poderia ser aplicada para veículo comercial, pois é a exploração do turismo e estrutura da cidade com o intuito de obter lucro. Veículos particulares, como Trailers e motorhomes poderiam ser isentos.
Penso que precisamos enviar e-mails à todos vereadores da cidade propondo uma emenda à essa lei.
abraço

Ois:  essa mensagem mandei no site da Prefeitura Municipal de Itapema, no “Fale conosco” e mandei por email para a Ouvidoria: 'ouvidoria@itapema.sc.gov.br'

Juarez

Olá;  sempre gostei de Itapema, achava uma cidade simpática, que a todos bem recebia.  No entanto, a Lei Municipal 3013, recém criada, manifesta a nítida vontade de afugentar todos os que não são moradores, todos os que sempre que podiam por alí passavam, curtindo seu comércio, belezas naturais e sua gastronomia.  Doravante, se precisaremos pagar para transitar em suas vias, antes públicas, a evitaremos. Infelizmente "ITAPEMA, SC NÃO QUER TURISTAS - EVITE-A."

Caros
Nao duvido que a noticia seja verdadeira. Em Bal. Camboriu ja existe lei semelhante, proibindo o estacionamento de RVs no municipio. Já fui multado por isso.
Presidente Correia, nao seria o caso de nossa Associação (Grupo Rodamundo) contratar ajuda profissional especializada para estudar a viabilidade de propositura de acao judicial visando coibir esse tipo de atitude? Embora leigo no assunto, acho que isso afronta o sagrado direito constitucional de ir e virn alem de afrontar ainda o direito aa propriedade uma vez, na pratica, esses municipios proibem a posse/propriedade de RVs em seus territorios. Enfim, acho que o assunto merece uma séria análise jurídica.
Forte abraço e Feliz Ano Novo a todos.
Renato Bini

Erico Neves ericorodamundo@hotmail.com

Graça, se os fabricantes e associações não se mexerem, essa moda pega no Brasil inteiro

valdemar.carpes@bol.com.br

Caros amigos, pelo que me consta esta lei será aplicada para regulamentar e não proibir a circulação e estacionamento de motor homes na cidade. Inclusive estou enviando este email para meus sobrinhos que são advogados naquela cidade, para tomarem conhecimento e se manifestarem sobre esta lei.
Abraços
Valdemar
Obs: tão logo eu receba orientações dos meus sobrinhos, enviarei para todos voces.

Olá Graça e Renato:

Remetemos também para a Prefeitura, Camara de Vereadores e Jornal de Itapema a correspondência abaixo:

Abraços

Sandra e Darlou

"Senhores:

Perplexos com a promulgação da Lei Municipal 3013, que discrimina Motor Homes, impedindo-os de transitar ou estacionar na cidade de Itapema-SC, impingindo seus proprietários com pesadas multas e até “grampos nas rodas”, registro aqui nossa indignação a tamanho descalabro tornado legal.

Para tentar esclarecer aos tais dignitários, detentores do poder municipal, informamos que:

1. Nosso Motor Home ocupa espaço de uma camioneta grande e menos que os menores caminhões de entrega (que são permitidos);

2. Não produz qualquer poluição sonora, ao contrário de muitos autorizados automóveis (tais como sedans, utilitários, ...) com irritante som automotivo;

3. Não deixamos quaisquer marcas, pingos, escorrimentos, manchas de líquidos, sólidos ou oleosos;

4. Nosso veículo possui coletor fotovoltaico, ou seja, não depende sequer de tomada de energia elétrica;

5. Não carece de abastecimento de água potável, pois possui reservatório em aço inoxidável, estanque e possível para vários dias;

6. Possui dois reservatórios de águas utilizadas: um para cloacal, outro para águas servidas, evitando qualquer descarga ou vazamentos;

7. Nosso veículo é recente, com manutenção preventiva, descartando-se panes ou falhas, sem comprometer o fluxo de veículos;

8. Sempre, nas cidades que visitamos, adquirimos todos os bens de consumo no comércio local, incorporando bens de capital aos seus proprietários.

9. Assim como, também, utilizamos seus serviços, alimentamo-nos nos restaurantes da cidade, estacionando em frente ou em locais convenientes.

Desta forma, não podemos nos furtar deste veemente protesto, ao irrefletido ato de impedir a presença, justamente daqueles turistas que trariam frutos financeiros ao município, agora flagrantemente cerceado desta fonte pelos próprios detentores da legislação.

Certamente não será penalizando monetariamente e sobretaxando o ingresso destes turistas de melhor poder aquisitivo, que o município de Itapema vai aumentar sua arrecadação.

Enquanto a maioria dos municípios de todo o mundo incentivam e dispõem de estrutura para abrigar estes veículos, Itapema corre na contramão, dificultando seu acesso, com a aludida e indiscernida lei municipal, cujas críticas já correm aos quatro ventos, em todas as associações brasileiras de veículos de recreio.

Certamente, não será nesta clara demonstração de coercitiva incivilidade, punindo indiscriminadamente ao aplicar tal lei, que evitará a aproximação dos maus. Seria como punir toda a indústria, comércio e serviços com o fechamento de suas portas em Itapema, evitando furtos. Ou matar todos os seus cidadãos doentes, para diminuir as taxas superlotação hospitalar.

Obviamente, somos favoráveis à aplicação de severas penalidades a todos os turistas (ou quaisquer cidadãos) que, de alguma forma, comprometerem a moral, a ética e os bons costumes de sua comunidade ou convívio.

Para concluir, tenho ainda a esperança de que o vírus da cegueira ao bom senso abandone os detentores do poder municipal e, que convalescidos, revoguem tal esdrúxula e nociva legislação, para que as pessoas de bom caráter e a probidade não sejam ameaçadas ante a vulgarização da torpeza e da desonestidade.

Prof. Darlou D’Arisbo "

Erico Neves

A tempos que falo, para acabar com essa coisa e outras, somente uma saída: ser criada um Federação Nacional, representada pelos fabricantes de Veículos de Recreio, Associação e Camping, com uma acessoria jurídica boa, forte com bons advogados para defender esse abusos de poder, mandar e-mail para prefeitura, procurar imprensa, etc. Como pessoa física não vai chegar a lugar algum é gota no oceano, tem que se impor o direito da lei. Essa é minha opinião, quando se fala em brigar pelos nossos direitos não adianta somente uma instituição forte representativa… devemos procurar os fabricantes que têm poder financeiro  para começar essa saga, pois diretamente e indiretamente vai afetar a venda e fabricação.
O que adiantou liberar carteira B para trailer se não fabricar e, se fabricar, para entrar nas cidades ter que pagar uma taxa além  do camping (que esse sim é o uso). Conheço varias cidade que já adotam  isso: Santos, Peruíbe, cidades do litoral de SP, Bal. Camboriú, Laguna e, recentemente, uma  lei em Florianópolis sancionada pelo Governo Dario). A moda vai se espalhar pois as associações dos municípios têm contato entre si.
Com a especulação imobiliárias os Camping estão se acabando, não conheço no Brasil nenhuma área de estacionamento público para Motor home.
O que tem que ser feito, através dessa Federação, é colocar publicidade referente aos Motor homes na mídia a exemplo de outros países. Enquanto não se fizer isso cada vez mais esses politicos - com interesses financeiros  que recebem das redes dos Hoteleiros - vão criando leis de interesse próprios. 
É lamentável mesmo com a copa de 2014  não se vai chegar a lugar nenhum referente a Motor homes e Trailers ou veículos de recreio.
Essa é minha visão.
A tal de Abracamping não funciona .

Acompanhem o caso de perto. Vejam a quantas anda nosso conceito. Vou para de pagar IPVA. Vamos colocar no ar todo este absurdo. Espalhem para todos os seus contatos. Vamos nos valer da força deste importantissimo instrumento – '>'>'>INTERNET.

Getulio

E o fim da picada isso!

    Aliás, é muito interessante, como a FALTA DE CONHECIMENTO sobre campismo e principalmente VRs nos afetam SOMENTE nos prejudicando... NUNCA acontece um erro a nosso favor.
    Foi a falta de conhecimento sobre trailers que levou o Brasil a absurdamente exigir CNH E para rebocá-los de 1997 até meados de 2011; Do mesmo modo, era exigida CNH D dos condutores de MHs, ou C se o MH tivesse em plataforma de caminhão, enfim, MHs são tão antigos quanto trailers etc! Só inventaram a categoria MOTOR-CASA recentemente, e também só em Julho passado que os condutores destes veículos foram liberados a trafegar com sua CNH B; Por não existir a categoria, os proprietários de MHs tinham de ir se adequando as legislações vigentes para ônibus e caminhões (tacógrafo, faixas-refletivas etc). Agora, por falta de conhecimento da prática campista/turistica, uma cidade litorânea turística, do sul do país - onde dizem ter a maior concentração de VRs, sai com uma proibição arbitrária e sem sentido dessas! E de novo vêm as desculpas que o público alvo da lei não somos nós... No caso são dos Ônibus de turismo, vans de turismo, gente que abusa, deixa lixo, perturbam a ordem etc. Será que de fato estamos 'pagando um pato' que não é nosso?
    Me pergunto se REALMENTE é tão grande essa 'falta de conhecimento', ou se não há um 'incentivo' por trás de tudo isso, da parte hoteleira do município, por verem com certa freqüência os turistas hospedados com total conforto em seus VRs à beira-mar. Aí dão aquela de menino dono da bola: "Se não for pra brincar do meu jeito, ninguém brinca mais!", coloca a bola embaixo do braço e volta pra casa... E é fácil: - Dá a idéia de criar esse estacionamento com preços absurdos lá no fim do mundo, onde o terreno não serve pra nada mesmo, prefeitura fica com os olhinhos brilhando, afinal, nem pensavam em ganhar com isso, e assim se configura a coisa toda, e nós......... mais uma vez 'CRÉU'.
Não sei, acho muita 'falta de conhecimento' das autoridades, sendo que até crianças quando ouvem que eu tenho um trailer (depois de perguntarem se é de lanche) perguntam se é igual o do desenho do Mickey, "que tem tudo dentro".
Abraços,
Davi.

Assino embaixo, em cima e dos lados o que o Davi falou.

Vamos enviar todos esses emails para a prefeitura da cidade para que eles percebam a besteira que estão fazendo, alem de estarem perdendo muito financeiramente.

Alem do mais, a propaganda negativa que a cidade esta tendo será muito prejudicial a eles futuramente.

Abração do

Jão o Bão

www.jaoobao.com

Não sei quem foi o idealizador desse Infeliz projeto, mas a essa pessoa cabe informar:

1. Não existe Motor-home’s na Legislação Brasileira, isso é coisa de filme americano, então ... a quem se referem essa Lei?

2. Van, é um termo genérico dado a qualquer tipo de veículo com uma determinada característica. Kombi é Van, Towner é Van, e outros tantos tipos de veículos similares. (olhe na Wilkipedia, enciclopédia pela Internet – está disponível para todos, basta saber ler).  Então ... as Kombis, towners, Boxter Peugeot, e outros tantos veículos pequenos caracterizados como Vans também estão proibidos no município?  Ah ... na Legislação brasileira de trânsito também não existe o termo “Van”.

   Então pergunto: quem propôs e quem aprovou, sabia o que estava fazendo?  Já temos Tiriricas demais na nossa Política.

   Espero que esse Vereador tenha se ausentado quando da aprovação dessa Lei.

Odilon Juarez Chaves

Osório – RS – Ex Turista de Itapema

Neste país que ‘sonha’ ser primeiro mundo atitudes como estas confirmam o quanto ainda temos que caminhar. Por que não se informam como isso funciona nos países ‘realmente desenvolvidos’? Ao invés de imitarem atitudes preconceituosas oriundas da desinformação/desconhecimento de causa porque não chamam as Associações e traçam com elas estratégias qualitativas para que todos possam sair ganhando? Por isso Santa Helena no Paraná se firmou como o grande encontro de Páscoa, Arapey no Uruguai no feriado do dia do Trabalho, Piratuba, Brusque e Pomerode em SC, Arroio do Sal no RS, Caldas Novas em Goiás entre tantos outros que seria impossível descrever aqui…

Quem teve oportunidade e conheceu sabe que além dos maravilhosos campings (quase sempre distantes dos centros) existem parques de estacionamentos (alguns gratuitos, outros não) com o básico necessário para MH (luz, água e lugar para descarregar as águas negras). São centrais, bem localizados e quase todos administrados pelas prefeituras e com limite (com fiscalização) de tempo de estadia. Sem falar do grande movimento daqueles que lutam pela liberdade de estacionar onde quiserem (muitos blogues europeus relatam isso…).

Alguns exemplos (mais detalhes no blog http://sowen.blog.terra.com.br)

DSC01959

DSC02574DSC02584DSC02588DSC02587

 DSC00900

DSC00901  DSC00902DSC00903

Abaixo alguns endereços que podem ajudar a quem quer usar ou, honestamente, entender o turismo de RV… (é claro que tem MUITOOOOOOOOOOOO mais coisa, descobre e divulga também…).

http://www.camping-car.org/index.php?page=aires/accueil

http://i-campingcar.fr/aires/accueil.htm

http://i-campingcar.fr/aires/accueil.htm

http://www.areasac.es/v_portal/apartados/apartado.asp?te=4

http://www.areasac.es/v_portal/apartados/apartado.asp?te=73

http://www.areasac.es/v_portal/apartados/apartado.asp?te=1128