segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Itapema expulsa RVs (4)

2011 praia natal - ano novo 032

Abracamping Associação Brasileira de Campismo abracamping@gmail.com

A Câmara de Vereadores de Itapema, SC editou uma lei com vigência a partir do dia 1 de janeiro de 2012  criando serias restrições à circulação de ônibus de turismo e especialmente trailers e motor homes.  Exige o pagamento de uma taxa para circular na cidade e proíbe o estacionamento de motor homes por qualquer período.

  No caso dos motorhomes é de 98 reais/dia.

É um absurdo considerando o esforço do Ministério do Turismo em aumentar os fluxos turísticos especialmente tendo em vista a próxima Copa do Mundo.

Solicitamos a interferência do Ministério do Turismo e da Associação de Municípios de Interesse Turístico com o objetivo de revogar essa legislação prejudicial à circulação de turistas.

Cordialmente.

LUIZ EDGAR TOSTES - Diretor ABRACAMPING

Abracamping Associação Brasileira de Campismo abracamping@gmail.com

Lei municipal 3013

A referida lei coloca Itapema na contramão do incentivo ao turismo no país. O objetivo do Ministério do Turismo tem sido promover e incentivar os destinos turísticos brasileiros, especialmente aqueles com possibilidade de receber turistas estrangeiros. É o caso de Itapema pela facilidade de acesso rodoviário aos países do Mercosul.

A proposição desta lei municipal aumenta os custos do turismo nessa cidade.

Estados do Sul oferecem outros destinos turísticos tão atrativos como Itapema, mas que serão mais baratos após as exigências dessa lei. Obviamente que as agências de viagens buscarão destinos alternativos onde o turista é bem-vindo.

O caravanismo (turismo com trailers e motorhomes) é uma forma de turismo consagrada no exterior e que está crescendo no país, especialmente na região Sul, que sedia a maioria dos fabricantes desses veículos. Número expressivo de caravanistas é formado por aposentados que viajam durante todo o ano. Na região tem aumentado a circulação de motorhomes estrangeiros, especialmente europeus, que tem vindo atraídos pelos destinos turísticos que a América do Sul, especialmente o Brasil oferecem.

As exigências, embaraços e o significativo custo adicional vão eliminar Itapema do roteiro dos caravanistas e, provavelmente, de várias agências de viagens.

Sugerimos ao Senhor Prefeito uma reavaliação das medidas propostas.

Atenciosamente.

Luiz Edgar Tostes - Diretor

Associação Brasileira de Campismo – ABRACAMPING


    E o fim da picada isso!

    Aliás, é muito interessante, como a FALTA DE CONHECIMENTO sobre campismo e principalmente VRs nos afetam SOMENTE nos prejudicando... NUNCA acontece um erro a nosso favor.
    Foi a falta de conhecimento sobre trailers que levou o Brasil a absurdamente exigir CNH E para rebocá-los de 1997 até meados de 2011; Do mesmo modo, era exigida CNH D dos condutores de MHs, ou C se o MH tivesse em plataforma de caminhão, enfim, MHs são tão antigos quanto trailers etc.! Só inventaram a categoria MOTOR-CASA recentemente, e também só em Julho passado que os condutores destes veículos foram liberados a trafegar com sua CNH B; Por não existir a categoria, os proprietários de MHs tinham de ir se adequando as legislações vigentes para ônibus e caminhões (tacógrafo, faixas-refletivas etc.). Agora, por falta de conhecimento da prática campista/turística, uma cidade litorânea turística, do sul do país - onde dizem ter a maior concentração de VRs, sai com uma proibição arbitrária e sem sentido dessas! E de novo vêm as desculpas que o público alvo da lei não somos nós... No caso são dos Ônibus de turismo, vans de turismo, gente que abusa, deixa lixo, perturbam a ordem etc. Será que de fato estamos 'pagando um pato' que não é nosso?
   Me pergunto se REALMENTE é tão grande essa 'falta de conhecimento', ou se não há um 'incentivo' por trás de tudo isso, da parte hoteleira do município, por verem com certa freqüência os turistas hospedados com total conforto em seus VRs à beira-mar. Aí dão aquela de menino dono da bola: "Se não for pra brincar do meu jeito, ninguém brinca mais!", coloca a bola embaixo do braço e volta pra casa... E é fácil: - Dá a idéia de criar esse estacionamento com preços absurdos lá no fim do mundo, onde o terreno não serve pra nada mesmo, prefeitura fica com os olhinhos brilhando, afinal, nem pensavam em ganhar com isso, e assim se configura a coisa toda, e nós......... mais uma vez 'CRÉU'.
Não sei, acho muita 'falta de conhecimento' das autoridades, sendo que até crianças quando ouvem que eu tenho um trailer (depois de perguntarem se é de lanche) perguntam se é igual o do desenho do Mickey, "que tem tudo dentro".
Abraços,
Davi


Pessoal;

Sobre essa Lei Municipal 3013 de Itapema, que impõe restrições à circulação de veículos de turismo nas suas vias antes públicas (todas as vias, não em algumas...), vamos pressionar.  Se todos mandarem algum email (não custa nada) para a Prefeitura, Secretaria Estadual de Turismo e outros órgãos, vamos ter algum retorno, ou, pelo menos outros municípios irão pensar duas vezes antes de copiar essa infeliz idéia.

Juarez

Alguns emails:

Gabinete do Prefeito e seus assessores diretos:

gabinete@itapema.sc.gov.br

luciano.estevao@itapema.sc.gov.br

joao.emmel@itapema.sc.gov.br

Vereadores de Itapema:

Alcidonei –  -    vereadornei@camaraitapema.sc.gov.br

Sra Beloni –  - vereadorabeloni@camaraitapema.sc.gov.br

Bolinha  - rodrigobolinha@camaraitapema.sc.gov.br

Mauro  - vereadormarinho@camaraitapema.sc.gov.br

Nilza - vereadoranilza@camaraitapema.sc.gov.br

Preto - vereadorpretovieira@camaraitapema.sc.gov.br

Vânio - vanio@camaraitapema.sc.gov.br

Luiz Carlos - Professorvieira@camaraitapema.sc.gov.br

Giliard – não divulgou o email

Guia de Santa Catarina: webmaster@guiasantacatarina.com.br

Ouvidoria da Prefeitura de Itapema:  ouvidoria@itapema.sc.gov.br

Secretaria Estadual de Turismo de SC: mtursc@sol.sc.gov.br

 

Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte de Santa Catarina
Coordenador(a): Elisa Wypes Sant'Ana de Liz


Alexandre Antunes

Isto é um absurdo!!!
Estão acabando aos poucos com a circulação dos veículos de recreio.
Trata-se de uma ganância de políticos e donos de hoteis sempre interessados em arrecadas cada vez mais. Hoje paga-se por tudo: IPVA, IPTU, Pedágio, Impostos na gasolina, ISS e um monte de I.....
É preciso dar um basta neste país


Primeira providência:
ITAPEMA
Guarde bem esse nome e nunca vá a esse fim de mundo.
Tem muita cidade decente por aí querendo incrementar o turismo.
Será que eles pensamque estão com essa bola toda?
Vamos protestar junto à Prefeitura do lugar, mostrando a estupidez da medida.
Gameleira


Enquanto isso na maravilhosa Ilhéus (Bahia):

Caros amigos,

Mais uma opção para nós campistas.

Abaixo email recebido e do interesse de todos.

Abração do

Jão o Bão

www.jaoobao.com


Prezados Senhores,
Atendendo convite capixabas e baianos colocamos nosso estrutura (Parque de Exposição e Eventos de Ilhéus) como ponto de apoio aos estradeiros do nosso Brasil. Com isto Ilhéus deixa de ser passagem e agora vocês podem inclui-la como ponto de destino para os Associados de Motorhomes Brasil.
sds - Eduardo Carvalho
        Parque de Exposição de Ilhéus
educarnet13@hotmail.com
        fone: (73) 9112-7918 - 9936-9888