segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SANTA CATARINA: destino turístico pra quem?

 

08112009 043

“Caros amigos Campistas,

A situação é realmente grave. Eu fui multado em Balneário Camboriu por estacionar meu MH na via pública, o que é proibido. E olha que o meu MH é licenciado no município. Ou seja, na hora de pagar os impostos, eles me aceitam. Depois, me repudiam.

Todos ficamos revoltados com esse tipo de coisas. Todavia, para termos efetividade em nossas ações, acredito que temos que nos organizar e atuar em 3 frentes distintas, a saber:

I - FRENTE LEGAL/JUDICIAL: Contratar profissional especializado (advogado), para que estude a legislação pertinente e, se for o caso, ajuíze em nome de nossas associações, as ações competentes, visando coibir as autoridades municipais de legislarem nesse sentido.

II - FRENTE RELAÇOES PÚBLICAS/LOBBY: temos que produzir material explicativo, releases para imprensa,  bem como comparecer a órgãos decisórios e/ou formadores de opinião, como Câmaras de Vereadores e
Associações Comerciais, sempre mostrando e enfatizando que somos um segmento em franco crescimento no Brasil e basicamente constituído por pessoas que:
a) viajam bastante, bem mais do que a média das pessoas; b) tem de médio alto a alto poder aquisitivo, o que nos credencia como bons consumidores desde combustíveis e  oficinas mecânicas até restaurantes, farmácias e serviços médicos (boa parte de nós faz parte da 3ª idade!), artesanato, equipamentos turísticos e culturais (parques, museus, teatros, festas e exposições, etc.), etc. etc. Esclarecer ainda que, na verdade, somos estigmatizados por basicamente 2 tipos de adversários, ou mesmo inimigos, se preferirem: 1) os hoteleiros (e somente eles dentro da cadeia econômica) para os quais, via de regra, não somos clientes; 2) um tipo de inimigo interno, felizmente poucos e em extinção, porque nós próprios os combatemos sem tréguas , composto de alguns maus companheiros nossos, que não respeitam os lugares por onde andam e são acolhidos, lançando seus dejetos e lixos em qualquer lugar. Os primeiros (hoteleiros) tentam nos estigmatizar como farofeiros, que nada agregam, em termos econômicos, aos lugares por onde passam. Os segundos, lamentavelmente acabam mesmo nos criando má fama. Mas são uma minoria. Já foi muito pior e a tendência é que desapareçam.

III - FRENTE INTERNA - MAUS CAMPISTAS: consoante com o final do tópico anterior, iniciar campanha de educação de nossos campistas. Produzir algo como os 10 Mandamentos do Campista (10 ou seja lá quantos forem), estimulando práticas civilizadas. Quem sabe até, um "SELO DE QUALIDADE", com a chancela de todas as associações, com dizeres mais ou menos assim: "Aqui cumprimos os Mandamentos do Campista", em forma de adesivo que o campista possa afixar em seu equipamento. Enfim, existem tantas outras possibilidades e idéias que se podem levar a efeito, sem muito custo, visando educar o
nosso inimigo interno.

Mas, para que tudo isso aconteça, penso que nossas Associações tem que tomar a frente a agirem como dignas representantes da comunidade que formamos.
Muito interessante que se preocupem com a organização dos eventos sociais, os chamados Encontros, mas o tema em comento não pode ser negligenciado, sob pena de daqui a pouco sermos rechaçados de todo e qualquer lugar por onde andemos.

Forte abraço a todos, com calorosa saudação campista,

Renato Bini”