domingo, 30 de setembro de 2012

Voltando ao Sul: até o Galeão

Guarapari ao Galeão que vale e fizemos

Como tínhamos tempo resolvemos pernoitar em Búzios ou Cabo Frio de onde, no dia combinado com Hedinha e Duda, sairíamos bem cedo rumo ao Galeão (aeroporto).

Como fazia muito tempo que não passávamos por este trecho do litoral entramos na RJ106 em direção a Macaé. Infeliz ideia: trânsito urbano e lento, lombadas e mais lombadas (praga brasileira). De Rio das Ostras em diante melhorou um pouco.

Decididos a ver como estava o CCB de Búzios (onde nunca acampamos) colocamos as coordenadas no GPS e lá fomos nós.

Quando começaríamos a ‘putear’ a Luna móvel (a mulher que fala no GPS) porque nos parecia impossível que o camping ficasse num lugar tão, tão… (vocês entenderam!) ela nos avisa: chegada ao destino. E não é que ela estava certa! Abandono é o que vimos e nem que quiséssemos conseguiríamos entrar!

região de buzios

‘Adelante, adelante’ diria o guarda argentino e assim o fizemos. Novas coordenadas (das que temos arroladas no Google e arquivo do Garmin) e a esperança de chegarmos logo no CCB de Cabo Frio (onde também nuca acampamos). Ilusão pois fomos levados para ruas com mil lombadas e outro tanto de sinaleiras e, com elas, um tremendo cansaço (que nos impedia de prestar atenção nas adjacências da estrada).

Finalmente ouvimos: ‘chegada ao destino’ (ufa que alívio), finalmente um lugar pra dar aquela parada estratégica.

Estranhamos o nome Bosque Club mas o guarda camping disse que era ali mesmo. Preço? Diária de R$60,00 (que o Renato conseguiu negociar pra R$ 50,00) p/p para usar luz, água e ter segurança pois as demais instalações, por estarmos fora de temporada, não tinham a menor condição de uso (sujo/encardido/abandonado) embora as fotos não tenham captado isso (precisamos melhorar este quesito).

DSC08511   DSC08512

DSC08514

       DSC08510

No outro dia, depois de pesquisar na '>'>'>'>internet e trocar umas figurinhas com nosso ‘assessor pra assuntos de apoio logístico’ – o Raul Becker, descobrimos que passamos pelo CCB (que fica à beira d’água e não vimos e nem o GPS indicou). Conclusão: confiram bem as coordenadas se quiserem ir no CCB, pois o roteamento feito leva ao Camping acima referido, mas que fica bem próximo ao CCB, no outro lado da rodovia. Pensamos até que se trata de uma pegadinha, uma vez que o CCB é mais conhecido.

CCB e Bosque Clube em Cabo Frio 1

Cabo frio até galeão o que vale

No outro dia bem cedo ‘tocamos’ para o Galeão para nos despedir do Duda (genro) e pegarmos a Heda (filha) que retornaria à Floripa conosco.

DSC08534DSC08542

Chegamos sem problemas mas só nos permitiram estacionar na rua atrás do posto de combustível paralela a da entrada do aeroporto.

Cabo Frio ao Galeão

Não conseguimos nos despedir do Dudinha mas trocamos uns abraços bem gostosos com seus pais que, evidentemente, foram levá-lo no aeroporto, mais o Leandrinho com a Kombi do Lapa Hostel (com mais tralhas da Heda pra trazermos no MH, rs…).

Voltando ao Sul: Rio, Cerro Largo até Floripa

PS Rio

Rio Cerro Floripa

A partir daí somos em três na estrada, com nossa ‘filhota’ amada, coisa que não acontecia há tempos!

Nem bem passamos Sampa e ‘pegamos’ uma tranqueira a perder de vista: foram mais de cinco horas parados, devido a um acidente já na Regis Bitencourt. Eu gripada e Renato idem e a febre conosco. Nenhum lugar bom pra sair da estrada, o jeito era ter paciência.

Conseguimos chegar tarde da noite no Posto O Fazendeiro: um lanchinho no MH e… cama!

Já havíamos decidido seguir direto até Cerro Largo (cidade Natal do Re) para uma rápida visita ao Odilo (sogro) que andou hospitalizado.

Do Posto “O Fazendeiro” seguimos direto até o Posto Cacique (Shell novo, aberto 24 horas, com '>'>Internet e luz, no lado direito sentido norte/sul) na BR 153, s/n – KM 456 em União da Vitória (quase na divisa do Paraná com Santa Catarina): fones (42) 3522-5282 / 3522-5486 (posto.irmaosalves@hotmail.com).  Atendimento nota 1.000!

DSC08549  DSC08551

No outro dia cedíssimo (ainda escuro) tocamos em frente. Assim que clareou, já tendo passado a divisa SC/RS, vimos uma ‘quitanda’ imperdível tal era a sua limpeza, organização e qualidade dos produtos:

DSC08552DSC08553

Antes do meio dia estávamos nas Termas de Três Arroios ultimando os contatos para o RE 66.

Almoçamos no restaurante, lavamos umas ‘roupichas’ e caminhamos enquanto nos deliciávamos com as bergamotas (laranja crava pra quem nasceu em Tubarão).

DSC02589

Na segunda bem cedinho seguimos para Cerro Largo/RS. Lá chegando o velho ritual: lavação do MH no posto Sausen.

DSC08599  DSC02594

DSC02605DSC02607

À noite, com a família reunida, Claudia nos esperava com um delicioso stroganoff, no dia seguinte retribuímos com um caldo verde (receita do Álvaro/Magda) e, no almoço do outro dia peixes assados (e dá-lhe vinho!).

Dilo se recuperando, Vóia bem era papo e mais papo como sempre.

Foi uma ‘visita de médico’ pois compromissos em Floripa nos aguardavam.

DSC02612 DSC02614DSC02619DSC02620

Na BR282 perto do Posto Janaína ‘fechamos’ 7.777 km rodados nesta viagem:

DSC02622

Na sexta-feira, dia 10 de agosto chegávamos em casa.

TOTAL DE KM percorridos na volta = 3.651